Quem Somos
Sobre a TG
A TG – Territórios Globais – soluções para o desenvolvimento sustentável tem por missão contribuir na sustentabilidade do desenvolvimento dos estados, da sociedade, das empresas visando a superação das diversas desigualdades mediante a reconstrução democrática das relações e dinâmicas socioeconômicas, culturais e ambientais dos territórios, a consolidação de novas institucionalidades e a garantia da melhoria da qualidade de vida
A TG trabalha na mobilização, sensibilização, organização, formação/capacitação, articulação político – institucional e na identificação dos acumulados e das potencialidades – sociais, ambientais, econômicas, empresariais, culturais e institucionais – dos territórios, visando a sua transformação, tendo em conta a multidimensionalidade do seu desenvolvimento e de seus meios sustentáveis em articulação com os cenários regional – nacional e global.
A TG conta com um portfólio de projetos e serviços que podem ser desenvolvidos em diversas escalas, desenhado para atuação territorial nas dimensões Ambiental, Política, Econômica, Social, Educacional e Cultural. A TG é fundada pelos seus sócio(a)s – fundadore(a)s que já veem desenvolvendo um importante trabalho no campo de Consultoria junto de instituições como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Instituto e Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Bahia (SEBRAE/BA), IICA/Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT)/Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional das Indústrias (CNI)/ Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID)/IADH, Ministério do Meio Ambiente (MMA)/IICA/IADH, Unesco/Ministério da Cultura (MC), e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (PrevFogo – IBAMA) e Instituto Monã.
Atualmente a TG desenvolve em parceria com o Instituto Monã programas de Desenvolvimento Sustentável – Planos de Desenvolvimento Socioterritorial- PDST e Projetos de Trabalho Social – PTS – nos municípios de Goiânia-GO, Aparecida de Goiânia-GO, Pacajús-CE, Miracema do Tocantins-TO, Euclides da Cunha – Ba, Paripueira – AL, Lauro de Freitas – BA, Mossoró – RN.
Missão
Contribuir na sustentabilidade do desenvolvimento dos estados, da sociedade, das empresas visando a superação das diversas desigualdades mediante a reconstrução democrática das relações e dinâmicas socioeconômicas, culturais ambientais territoriais a consolidação de novas institucionalidades e a garantia da melhoria da qualidade de vida.
Visão
Ser a empresa com destaque na implementação de projetos estratégicos de desenvolvimento sustentável com parcerias nacionais e internacionais consolidadas.
Valores
A TG caracteriza-se pelo seu compromisso com a eticidade integral, dimensão fundamental da disseminação e construção do desenvolvimento sustentável e que se expressa no fomento e fortalecimento dos valores da organização, da confiança, da cooperação, da solidariedade, da participação e do estímulo às novas atitudes relacionadas com a diversidade sociocultural e ambiental para a integração social, institucional e fortalecimento dos laços democráticos para futuros sustentáveis.
Maria Eugênia Guimarães é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Goiás (1978 a 1983). É mestra em Ciências Sociais – Sociologia – pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1990-1993) e Doutora em Ciências Sociais, pela Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP (1994-1999).
Maria Eugênia realizou o curso de doutorado sanduíche em Ciências Sociais – Sociologia pela Instituição ÉCOLE DES HAUTES ÉTUDES EN SCIENCES SOCIALES CEPREMAP – Paris – França (1996-1997).
O seu Histórico profissional acadêmico compreende as atividades de professora Doutora na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC – Mogi das Cruzes – SP (1987-2003).
É sócia-fundadora e Diretora da empresa Territórios Globais – Soluções para o Desenvolvimento Sustentável LTDA.
O seu histórico profissional em Consultoria conta com trabalhos junto de instituições como o Instituto e Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH)/ Fundo Socioambiental da Caixa, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)/Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Unesco/Ministério da Cultura (MC), e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)/ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (PrevFogo – IBAMA).
Alexandra Sofia M. Santos é licenciada em Artes Plásticas – Escultura. Universidade de Lisboa, UL, Lisboa, Portugal (1995 – 2002). É Mestre em ARTE, PATRIMÓNIO E RESTAURO, pela Universidade de Lisboa, UL, Lisboa, Portugal (2006-2010) e Doutora em ARTES VISUAIS pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil (2012- 2017).
É sócia-fundadora da empresa Territórios Globais – Soluções para o Desenvolvimento Sustentável LTDA onde coordena o departamento de Comunicação e Pesquisa.
Alexandra trabalhou nas áreas do Teatro, Escultura, na Educação e Pesquisa.
Atualmente estuda estratégias de narração cinematográfica de processos históricos e sociais, partindo da análise de documentários e filmes produzidos durante a Revolução portuguesa (1974-1975) e desenvolve pesquisa para a TG.
Realiza também, curtas metragens de Animação 2D com crianças sobre temáticas ambientais e de interesse social.
Carlos Humberto Osório Castro é Engenheiro Florestal, formado pela Universidade Del Tolima, Ibague, Colômbia. Tem especialização em Economia Política, atribuída pela Escola Superior de Formação Política, Moscou, Rússia e Estudos de Doutorado em Ciências Geográficas, pela Universidade Estatal de Moscou – Lomonosov, Moscou, Rússia.
O seu Histórico profissional acadêmico é composto por atividades ligadas ao ensino superior e à diretoria. Carlos foi professor da Faculdade de Economia da Fundação Universitária Autônoma da Colômbia (FUAC) em Bogotá, professor da Faculdade de Engenharia Geográfica da Universidade de Bogotá “Jorge Tadeo Lozano” – Bogotá, professor da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC), da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), Colômbia, e professor do curso de pós-graduação da Escola Superior de Administração Publica (ESAP). Foi também diretor da Escola de Administração Local – ESAL. Faculdade de Economia, da Fundação Universitária Autônoma da Colômbia (FUAC), Bogotá. Colômbia.
É sócio-fundador, Coordenador de Projetos e Pesquisa da empresa Territórios Globais – Soluções para o Desenvolvimento Sustentável LTDA.
E Sócio-fundador, técnico e consultor do Instituto e Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).
É também Assessor da Empresa FOCO – Serviços Integrados para o Desenvolvimento Ltda e Assessor da ONG Vínculus, Cooperativa Prestadora de Serviços Sociais.
O seu histórico profissional em Consultoria conta com trabalhos junto de instituições como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Instituto e Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Bahia (SEBRAE/BA), IICA/Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT)/Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional das Indústrias (CNI)/ Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID)/IADH, Ministério do Meio Ambiente (MMA)/IICA/IADH e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário)/CEADES – Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento – CEADES.
Analista de Estatística
(Business Intelligence Coordinator)
Ana Isabel M. Santos é Licenciada em Matemática Aplicada à Estatística, pela Universidade Nova de Lisboa. É Analista de Estatística, colaboradora da empresa Territórios Globais – Soluções para o Desenvolvimento Sustentável LTDA.
Ana trabalhou como Analista de Estatística para a Critical Thinking – Consultores Associados, Lda (1999-2005), Analista de Estatística e Programadora para o Centro de Sondagens da Aximage, Comunicação e Imagem, Lda (1999-2005) e como Coordenadora Estatística do IMR – Instituto Marketing Research, Lda. Setembro de 2005 / Março de 2006. (Desde Novembro de 2006 – 2016).
Os principais clientes onde coordenou equipa de tratamento foram: Vodafone Portugal; Nos (Zon, Optimus); Sonae Distribuição Jerónimo Martins Intermarché; Alegro (Immochan) Sonae Sierra Mundicenter; Oney, Instituição de Crédito; Caixa Geral de Depósitos; Tabaqueira; Portucel Soporcel; Brisa, Autoestradas de Portugal; Lactogal; Nestlé Portugal; Vivafit; Tap Portugal; Ana Aeroportos de Portugal Direção Regional de Turismo Madeira; Ctt – Correios de Portugal Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações; Edp Energias de Portugal; Galp Energia Portugal.
Atualmente, é Business Intelligence Coordinator na empresa MSX International, UK (2016-atual).
Um dos seus trabalhos integra uma publicação de Luis Reto e Jorge de Sá.
Gestor Logístico
Hugo Santos é licenciado em Estudos Marítimos – Gestão de Transportes e Logística. Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (2002 – 2006). E cursou Gestão no Instituto Superior de Gestão / ISEG (2000-2002).
Atualmente é Diretor de Desenvolvimento no Comércio de Importações – Import Trade Development Manager / North Mediterranean & Black Sea – na empresa Mediterranean Shipping Company (UK) Limited, Ipswich, Reino Unido (2013 –atual) e Co-coordenador de Cotações – Pricing Co-ordinator – USA & Caribbean Trade Development Department, na empresa Mediterranean Shipping Company (UK) Limited, Ipswich, Reino Unido (2011 – atual).
Entre 2009 e 2011 foi Assistente de Exportações – Export Liner Assistent, na empresa MSC Mediterranean Shipping Co. S.A., Lisboa, Portugal (2009-2011). Atuou na área de Logística e Controle de Exportações em Transportes Marítimos entre Portugal, Europa e Estados Unidos da América, acordos de vendas e gerenciamento de relacionamento (Armazenagem, Demurrage e Controle de Processos de Detenção e análises de Armazenamento e Controle (Imp. / Exp.). Desenvolvimento de processos de contabilidade e facturação Just in Time com base em uma precisão de custos Demurrage; Gestão das despesas versus lucros).
Foi Assistente de Controle de Container – Container Ctr. Mgr. Assistant, na empresa MSC Mediterraneam Shipping CO. S.A., Lisboa, Portugal (2008-2009), onde atuou na Gestão de Previsões, no inventário de mercado para Portugal, no desenvolvimento de um novo conceito de análises e recipientes de previsão para estabelecer acções necessárias para demandas incertas – com base no histórico de serviço, bem como no desenvolvimento de novo processo de logística eficaz para prever e reduzir os custos de logística.
Entre 2006 e 2007 foi Assistente do Serviço de apoio ao Cliente – Import / Export Customer Service na empresa Logimaris – Logística e Navegação, Lda, Parede, Lisboa, Portugal (2006-2007). Atuou no gerenciamento de relacionamento e no Desenvolvimento de Marketing e no controle comercial e operacional para os clientes em Portugal.
Colaboradores da TG
Assistente Social e Políticas Sociais
Catarina Rabelo é licenciada em Serviço Social pela Universidade Federal do Ceará (1974), fez extensão universitária em Políticas Públicas na mesma Universidade – UECE (1992 1993). É mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2002). A práxis profissional se caracteriza por uma intervenção multidisciplinar com foco nas áreas temáticas: Ética e Práxis Profissional do Serviço Social Educação Popular Metodologias Participativas e Emancipatórias Políticas Públicas e Estado Planejamento e Gestão Social de Políticas Públicas Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural com Enfoque Territorial. Atua junto às populações de assentados/as, agricultores/as familiares, gestores públicos, organizações nãogovernamentais, equipes técnicas e outros atores sociais dos 14 territórios do estado do Ceará e, em parte, do Nordeste brasileiro.
Profissionalmente, entre outros, foi consultora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, IADH, Brasil (2013-2015), onde trabalhou com a temática da Economia Solidária e, consequentemente, com a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES) da qual faz parte até os dias de hoje; do Instituto Agropolos do Ceará, AGROPOLOS, Brasil (2009-2012); da Secretaria do Desenvolvimento Territorial, SDT, Brasil (2008); do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Brasil (2004-2007); consultora no Projeto de cooperação internacional com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA (2004-2007). Prestou ainda serviços especializados para a Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) (2004-2007). Entre 1999 e 2004 atuou como coordenadora para o Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil. Foi Assistente Social na Fundação da Ação Social – FAS (1981-1999), hoje denominada Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, tendo feito parte da direção e administração da mesma Fundação como supervisora de equipe técnica entre (1995-1999). Além de vários serviços técnicos e especializados foi ainda Coordenadora da Área Urbana – Fortaleza do Projeto Banco do Nordeste/PNUD (1993-1995). Atualmente associada à Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES) na condição de integrante do GT de políticas públicas atua diretamente na articulação e negociação dos espaços institucionais, bem como na elaboração da Plataforma e do Plano Estadual de Economia Solidária ainda em andamento no estado do Ceará.
Entre 2012-2014 participou de vários eventos (seminários e cursos) nacionais e internacionais sobre as temáticas de Desenvolvimento Territorial, Gestão Social e Agricultura Familiar.
Participação de eventos| XI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. (Carga horária: 26h). IICA no Brasil, IICA, Brasil (2016); I Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. (Carga horária: 32h). Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, IICA, Brasil (2014); 1ª Conferência Nacional de ATER Etapa Estadual CE. (Carga horária: 16h). Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Brasil (2012); III Fórum Internacional de Desenvolvimento Ter. (Carga horária: 32h). Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Brasil (2010); I Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. (Carga horária: 24h). Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, IICA, Brasil (2008).
Arquiteto e Urbanista
Dirceu tem curso de PERT/TEMPO/COM do Serviço Federal de Habitação e Urbanismo SERFHAU, Rio de janeiro (1969); curso de Planejamento Local Integrado do Centro Nacional de Pesquisas Habitacionais, CENPHA-PUC, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970); de Planejamento, Coordenação e Orçamento de Obra; Instituto Bras ileiro de Administração Municipal IBAM, Rio de Janeiro (1975); Especialização em Arte e Cultura Barroca, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. E é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – USP (1998).
No seu Histórico profissional acadêmico consta a atividade de professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás – Escola de Arquitetura Edgard Graeff, desde 1990; Professor Assistente da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás – UFG (1993/1994) e do Curso de Arquitetura da Universidade Estadual de Goiás – UEG (2001/2002). Foi Diretor do Departamento de Artes e Arquitetura (2002 – 2007) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás – Escola de Arquitetura Edgard Graeff; Diretor da Região Centro-Oeste da ABEA Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (2005-2009); Avaliador ad hoc Inep-MEC, desde 2008.
Dirceu fez Consultoria para avaliação de propostas técnicas do Plano Diretor Estratégico para a meso-região ARCO METROPOLITANO do Rio de janeiro (2008); para a Elaboração de Cartilha sobre Habitação em Goiânia – Prefeitura Municipal de Goiânia (2007-2008) e Estudos sobre remanejamento urbano na área central de Uberlândia.
Trabalhou como arquiteto na Cidade Acampamento Salto Santiago (Usina Hidrelétrica Eletrosul) e no Instituto de Pesquisas da Amazônia; no Programa Brasil-Angola – anteprojetos; no CETEX-Centro Tecnológico do Exército; GRUPOQUATRO onde fez parte da produção dos Projetos para Palmas, do Centro de Excelência do Esporte em Goiânia e do Plano do Eixo metropolitano do metrô de Goiânia.
Entre outros, trabalhou nos projetos urbanos do Plano de Desenvolvimento local Integrado Frutal MG (1971); Plano de Desenvolvimento Local Integrado S.Sebastião do Paraíso – MG (1971); na Coordenação do Projeto de Estudos e Pesquisas – Loteamentos e Invasões, Petrópolis RJ (1978); no Projeto de quadras residenciais em Palmas TO; no Desenho Urbano de Palmas – TO: Estudos sobre a implantação da nova capital do Estado do Tocantins (1997/1998); na Coordenação do Plano Diretor de Águas Lindas GO – Fernando Teixeira Arquitetos Associados; na Coordenação do Plano Diretor de Minaçu GO – Fernando Teixeira Arquitetos Associados; no Plano de Eixo Metropolitano de Goiânia; Estudo de impacto urbano da linha 1 do metrô – associado a Fernando Teixeira; e no Estudo Preliminar para remanejamento de transporte urbano na área central de Uberlândia MG; desenho urbano e mobiliário.
Psicólogo – Psicologia Social
Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás 2005), especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Rede Brasileira de Centros e Inst. de Juventude (2011), atua desde a década de 1990 na coordenação e assessoria de processos de formação de educadores de adolescentes e jovens, educadores populares e sociais, controle social de políticas públicas, redes de proteção a pessoas em situação de violência e Direitos Humanos.
No período de 2004 a 2006 integrou a equipe de educação social do Projeto Invertendo a Rota – Aldeia Juvenil/IDF/PUC-Goiás, onde desenvolveu atividades de pesquisa-ação sobre exploração sexual de crianças e adolescentes no estado de Goiás. Em 2005 passou a atuar como educador social também na Sociedade Cidadão 2000 assumindo neste mesmo ano a função de técnico de nível superior com atribuições de coordenar e acompanhar equipe de educadores sociais, respondendo pelas rotinas do plantão noturno na atenção aos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco na região metropolitana de Goiânia encerrando suas atividades junto à instituição no ano de 2009.
Atuou também na Casa da Juventude – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude (CAJU) no período de 2007 a 2015, onde desenvolveu atividades como psicólogo social em ações com adolescentes e jovens atendidos pelo Núcleo de Assistência Social da instituição, coordenou o Projeto de Atendimento Psicossocial e integrou a equipe de Captação de Recursos. Nos anos de 2013 a 2015 coordenou o Centro de Referencia em Direitos Humanos João Bosco Penido Burnier (CRDH) executado pela CAJU em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR.
De 2015 a 2016 atuou como coordenador executivo Centro de Referência em Direitos Humanos do Cerrado (CRDH | Cerrado) executado mediante convênio celebrado entre celebrado entre Instituto Brasileiro de Inovações Pró Sociedade Saudável IBISS|CO e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR.
No campo do Controle Social de Políticas Públicas atuou como Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de Goiânia nos mandatos de 2010/2013 tendo exercido as funções de Secretário Geral e posteriormente de Presidente e 2013/2015 ocupando a função de Coordenador da Comissão de Políticas Públicas. Durante este período colaborou ativamente também com a pauta de controle social da política de Assistência Social. Em 2017 foi indicado ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Goiás (CEDCA-GO) onde foi eleito Presidente em representação ao Movimento de Meninos e Meninas de Rua de Goiás (MMMR-GO) do qual é militante desde 2003.
Também em representação ao MMMR-GO é membro da Coordenação Colegiada da Rede de Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência de Goiânia, integrante do Comitê Municipal de Políticas de Atenção à População em Situação de Rua de Goiânia, Comitê Estadual de Políticas de Atenção à População em Situação de Rua do Estado de Goiás e do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População em Situação de Rua, neste último, atuando como presidente nos anos de 2016 e 2017.
Artista Plástico e Curador
Enauro de Castro é artista visual, pesquisador e curador. Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (1996).
Principais exposições: I Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste. Goiânia: Centro Cultural UFG, 2011; É HOJE na arte brasileira contemporânea (Coleção Gilberto Chateaubriant). Curadoria de Fernando Cocchiarale e de Franz Manata. SantanderCultural, Porto Alegre – RG, 2006; CORPO – O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira. Curadoria de Fernando Cocchiarale e Viviane Matesco. Itaú Cultural, São Paulo – SP, 2005; RUMOS VISUAIS, Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (1999/2000) São Paulo – SP e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ, 2000; As bordas do Vazio. Itaú Cultural Belo Horizonte (MG), Galeria Itaú Cultural Brasília (DF), Galeria Itaú Cultural Penápolis (SP) 2000/2001; Vertentes Contemporâneas., Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura/Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza (CE); Fundação Joaquim Nabuco/Galeria Vicente do Rego Monteiro/Massangana e Baobá Recife (PE); 1999/2000; Sala Nacional de Artes Visuais, 1º Premio Flamboyant. Shopoing Flamboyant, Goiânia (GO) 2001.
Curadorias: Yashira, Museu do Mundo, Museu de Arte de Goiânia, 2016; Dina, Liselotte, Zofia, três mulheres, três artistas, Museu de Arte de Goiânia (2015); Índio-Não, Museu de Arte de Goiânia, 2015; Acervo de MAG – obras sobre papel, Museu de Arte de Goiânia, 2012; A paixão de Zé Cambota, Museu de Arte de Goiânia, 2003; Arte e Hibridismo em Goiás. Museu de Arte de Goiânia, , 2002.
Publicações:
Confaloni: um mestre à margem do sistema de arte brasileiro. Tex]xOH, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, V. 1 nº1/Junho – Setembro de 2013; Paisagem e Região: a paisagem cultural do sertão e a região como lugar de fala de um sujeito “diaspórico”. In: Anais do IV Seminário de Pesquisa da FAV: Caminhos e Projetos. – Goiânia: UFG, 2003. p.45 – 45; Mapeamento Nacional da Produção Emergente: Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 1999/2000 / Apresentação Ricardo Ribenboim — São Paulo : Itaú Cultural : Imprensa Oficial do Estado: Editora da Unesp, 2000.
Participação, Organização e coordenação de eventos:
Mesa redonda, A exposição e a crítica, Laboratórios de Sentidos, Centro Cultural Cora Coralina, 2016; Mesa redonda, Ausência da arte contemporânea local nos espaços, VII seminário REM de Goiás, 2016, Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás; Organização I Seminário Pensando os Museus Municipais de Arte, Museu de Arte de Goiânia (MAG) como parte da 11ª edição da Semana Nacional de Museus cujo tema proposto pelo IBRAM foi: “Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. Secretaria Municipal de Cultura. – Goiânia – GO, 2013; Mostra 18 – acervo do MAG. Museu de Arte de Goiânia, Secretaria Municipal de Cultura. – Goiânia – GO, 2012; O ponto zero na fotografia do fotógrafo Evgen Bavcar. Curadoria de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino. Galeria Frei Confaloni. Goiânia – GO, 2000.
Psicólogo e especialista em Política Social
Joseleno Vieira Santos tem Bacherel e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1978 a 1984). Tem especialização em Política Social – UCG (1989 a 1994) e é Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Católica de Goiás – UFG com a dissertação: A Exploração Sexual Comercial de Adolescentes na Região Metropolitana de Goiânia (Defesa dia 22/10/2002).
Atualmente é Psicólogo\Professor dos Departamentos de Educação e de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Militante do Movimento de Meninos e Meninas de Rua – Goiás, Coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Presidente da Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
O seu Histórico profissional acadêmico é composto por atividades ligadas ao ensino superior, entre a atividade de Professor, Coordenador de projetos, estágios, fóruns e de programas governamentais, tendo assumido cargos de presidência, vice-presidência, vice-reitoria, diretoria, bem como consultoria, assessoria e gerência. Além de Professor da Universidade Católica de Goiás – UCG, Joseleno foi Professor na EDU-CUG, Professor da Sociedade Objetivo de Ensino Superior – SOES e Professor da Universidade Paulista – UNIP.
Joseleno foi Vice-Reitor para Assuntos Comunitários e Estudantis da UCG (1990-1994), Coordenador Geral da Sociedade Cidadão 2000 – Prefeitura Municipal de Goiânia (1995 a 1996), Presidente do Centro de Estudos e Promoção Social- CEPROS (1996-1998), Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Goiás (1999-2001), Presidente da Sociedade Cidadão 2000 – Prefeitura Municipal de Goiânia (2001 – 2004), Assessor da Secretaria Nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) (2004 a 2005), Consultor Técnico do MDS em Políticas Públicas – Projeto 914 BRA 26 (2005 a 2006), Coordenador Geral do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2012 – 2013), entre outras.
Joseleno tem publicações, livros e textos como autor, tem atuado como coordenador, mediador, palestrante e debatedor numa série de seminários, conferências, estágios e cursos, e tem participado em comissões, comitês e grupos de trabalho nacionais e entre países da América Latina.
Articuladora Institucional e Assuntos de Gênero
Adriana Vanegas Roldan é Bacharel em Filosofia pela Universidade Internacional de Florida com validação e certificação de curso em Licenciatura em Filosofia pela ICFES – Universidade Nacional da Colômbia.
É Mestre em Estudos Interdisciplinares da Mulher: Mulher e diferença sexual pela Universidade de Barcelona – Instituto da Investigação DUODA (2004-2006); Mestre em Análises Econômicas, Políticas Contemporâneas, pela Universidade Externado da Colombia, com a apresentação da dissertação “La participación, la socialización y la democracia: estudio de caso barrio Buenavista en Bogota”, e orientação de Pierre Jilotes; e Mestre em Literatura pelo Instituto Caro y Cuervo de Bogota, com a apresentação da dissertação “Palabra y cuerpo en las obras de las místicas latinoamericanas: Mística y obra de la Madre Josefa del Castillo, com orientação de Tito de Zubiria.
Adriana é Doutora em Ciências Políticas, pela Universidade de Paris I. La Sorbona, com a apresentação da Tese “Los cambios en el seno de la practica política del catolicismo Colombiano durante el Frente Nacional de 1958-1974”, orientação de M Guy Hermet (2001) e relatoría de Relatoría Pierre Birmbaum y Daniel Pecaut.
É Doutora também em Estudios e Investigación en Profundidad en Sociología Política, pela Universidade de Paris I. La Sorbona, com a apresentação da Tese “La educación superior, la socialización en la democracia en Colombia, 1974-1980”, orientação de Pierre Birbaum.
Adriana tem realizado o seu trabalho profissional na docência, e na pesquisa junto com os movimentos sociais, entre eles, o das mulheres, e dos defensores e defensoras dos direitos fundamentais. É especialista em resolução de conflitos contra o crime de sequestro, contra a violação dos direitos fundamentais das vítimas e pelo seu direito a uma vida digna. Trabalhou por mais de 30 anos com famílias, mulheres e com as comunidades pelo direito ao trabalho digno. Foi ativista de várias organizações de mulheres, movimentos e grupos sociais, incentivando a cultura livre de sexismo.
Já foi consultora e assessora de instituições representativas da política pública no marco das transformações sociais e políticas nas comunidades, nos bairros populares e para as mulheres, visando a aquisição de serviços públicos no sentido da melhoria da qualidade de vida, especialmente nos lugares de mulheres que são únicas responsáveis pela familia em Bogotá. Foi mediadora em projetos de melhoramento das políticas públicas no conflito de terras na Colômbia e no complexo sistemas cadastral de terras em Bogotá e na Colômbia, bem como na realização de projetos de moradias e de democratização da riqueza e dos tributos.
Atualmente realiza pesquisas com as mulheres na Colômbia, nos Estados Unidos e na Europa, e luta pelo reconhecimento, pela representação e pela efetividade da justiça social de gêneros, que inclua de forma diferenciada as mulheres e os setores sociais mais vulneráveis. Adriana apoia e impulsiona atualmente a Livraria de Mulheres e Gêneros de Bogotá, denominada Ponto de Encontro, e o Coletivo de Mulheres María Zambrano. E organiza anualmente o SEMINÁRIO NACIONAL, “SABER QUE SE SABE”.
Engenheiro de Segurança Industrial e Meio Ambiente
Javier Rugeles é Licenciado em Arquitetura pela Universidade Católica da Colômbia. Tem pós-graduação em Engenharia Civil, Gestão, Produção e Qualidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) – Brasil e Pós-graduação em Meio Ambiente pela mesma universidade (UFF-RJ). Fez MBA em Gestão Estratégica e Manutenção de Equipamentos (UFF-RJ). É especialista em Avaliação e Gerenciamento de Riscos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (HSE-UFRJ) – Brasil e em Engenharia da Segurança Industrial e do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF-RJ) – Brasil. É mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) – Brasil. E é doutorando do curso de Engenharia de Minas da Faculdade de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade do Porto (FEUP), Portugal (em andamento).
Profissionalmente foi Engenheiro de Segurança Industrial pela VALE (Metais e Minerais) do Rio de Janeiro (2010-2015); Engenheiro HSE (Saúde. Segurança e Ambiente) pela SAIPEM do Brasil, Empresa Multinacional Italiana Grupo ENI-iT; Engenheiro de Segurança Industrial HSE pela Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, Brasil (2003-2008); Engenheiro de Segurança Industrial HSE pela PETROBRAS – Brasil BGL-1 Balsa plataforma Guindaste (grua) (2005); Engenheiro de Segurança Industrial HSE pela PETROBRAS Brasil – ATLANTIC STAR / SS 45 – Plataforma (2004); Fiscal de Segurança Industrial SMS Petrobras pela PETROBRAS PEB Brasil – Bolívia (2002-2003); Investigador do Grupo de Gestão Integrada – LATEC da Universidade Federal Fluminense – UFFRJ, Brasil (2000- 2002); Fiscal de Construção HSE na ONG Associação do Atlântico Norte – Colômbia (1998- 1999). Entre 1995 e 1997, trabalhou no departamento de Gestão de Obras e projetos de Construção Civil da Governança de Alcadia – Bogotá – Colômbia.
Técnico em Agropecuária e Políticas Agrárias
Marcos Martins de Freitas tem Bacharel em Administração pela Faculdade de Ceres (Faceres) e o nível Técnico de Agropecuária e Agricultura pela Escola Agrotécnica Federal de Ceres (IFG – Campus Ceres).
No ano de 2014 foi Coordenador do Projeto Protagonismo Juvenil do Campo (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres / CESE / Instituto C&A). Entre 2012 e 2015 assumiu o cargo de Secretário Geral da Cooperfamiliar Ceres. Foi também Vice Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Rialma – Go (2013) e Membro do Núcleo Técnico do Colegiado Territorial Vale do São Patrício (2010/2013).
Na sua experiência profissional foi Assessor Técnico (Nível Superior) e Articulador Territorial pelo Instituto Jalapão Ecológico (2013/15). Entre 2010 e 2013 foi Administrador/Técnico em Agropecuária no Núcleo de Organização e Valorização da Mulher (Nova Mulher) – Projeto Pé de Cerrado – Programa Petrobras Ambiental. No ano de 2011 foi Técnico em Agropecuária pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres. Entre 2009 e 2010 foi Administrador da FUNDATER – GO. De 2007 a 2009 assumiu o cargo de Técnico em Agropecuária pela Associação dos Trabalhadores da Fazenda Itajá 01 no Projeto Cerrado Vivo – Programa Petrobras Ambiental. Foi também Técnico em Agropecuária pela Associação dos Assentados do Projeto Novo Oriente no Projeto Águas do Cerrado – Programa Petrobras Ambiental (2006/07) e Técnico em Agropecuária e Auxiliar de Administração no VIVEIRO IPÊ LTDA
Participação de eventos| II Seminário Est. de Legislação Profissional do Técnico Agrícola – Goiânia – GO 2005; – II Seminário da Bacia do Alto Tocantins – Brasília – DF- 2008; – I CONGEA – (I Cong. Goiano de Educação Ambiental) UFG – Goiânia – GO – 2008; – I e II ENACE – I e II Encontro de administradores de Ceres – Faceres – 2009- 2010; – I e II Feira do Empresário de Ceres – Faceres – 2009 e 2010; – I e II e III semana da Administração de Rubiataba – FACER – 2009, 2010, 2011; – IV mostra científica da FACER – Abril de 2011; – Seminário Estadual de Socialização dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável – ECO CUT – Goiânia 2011; III Conferencia Municipal de Saúde de Ceres – 2011; – I Conferencia Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária de Goiás – Goiânia – 2012; – III Conferencia Estadual do Meio Ambiental – Ceres 2012. – Curso de Design em Permacultura (Permltaculture Design Course – PDC) – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica – IPEMA – Ubatuba – SP – 19 a 29 de julho de 2014.
Pedagogo e Técnico em Agropecuária
Antônio Souto é Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1999-2004) e técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal do Crato – CE (1978 – 1980).
Atualmente é Assessor da Secretaria de Políticas Sociais – na temática de Educação do Campo e Proteção Infanto Juvenil – da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG.
Foi consultor em Desenvolvimento Rural Sustentável no Projeto de Cooperação Técnica “Nova organização produtiva e social da agricultura familiar brasileira – uma necessidade” pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) (2013-2014); consultor em Desenvolvimento Rural Sustentável pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) (2004 – 2012); consultor em Desenvolvimento Rural Sustentável pelo Centro de Estudo do Trabalho e Assistência ao Trabalhador – CETRA (2003); consultor em Comércio Justo e Solidário pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA (2001-2002); Consultor em Planejamento Estratégico Municipal no Projeto PRORRENDA GTZ (2000); coordenação técnica e pedagógica do projeto BANCO DO NORDESTE/PNUD – Desenvolvimento Local (1993 – 2000); assessor e educador popular do Centro de Assessoria e Pesquisa – ESPLAR na temática de agroecologia (1991 – 1993); extensionista e educador popular da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE (1981-1990).
Políticas Públicas e Sociedade – Socióloga e Advogada
Vânia Souto tem formação em Licenciatura em Ciências Sociais (1988) e Bacharelado em Direito (1995) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
É Especialista em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (2000) e Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2003). Na área de docência atuou na Universidade do Parlamento (UNIPACE) em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); no Instituto de Educação Superior do Ceará (IESC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Atualmente, é Assessora Técnica no Ministério da Justiça – Comissão de Anistia cedida pela Assembleia Legislativa do Ceará – Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (Consultoria Legislativa). Foi Secretária Executiva do Instituto de Estudos e Assessoria para o Desenvolvimento Humano (SETAH); integrante da equipe técnica dos Projetos de Desenvolvimento Local – Convênio BNDES/PNUD pela instituição Serviços Técnicos Associados (SETA).
Desenvolveu trabalhos de consultoria junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDT); Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e Instituto AGROPOLOS; INCRA e SEBRAE; Ministério do Desenvolvimento Social (MDS/ UNESCO); Secretaria do Trabalho e Ação Social – STAS/PEQ e BNDES/PNUD.
Foi coordenadora dos Projetos de “Formação de Mulheres Trabalhadoras Rurais para a Inserção na organização Produtiva” dos Territórios de Inhamuns/Crateús e Sertão Central no Estado do Ceará” (Projeto ATER para Mulheres) e “Inserção de Mulheres Trabalhadoras Rurais na Organização Social e Produtiva dos Territórios de Inhamuns/Crateús e Sertão Central no Estado do Ceará (POPMR)” Convênio MDA/AEGRE (2010-2011); Coordenadora do Projeto de “Formação de Agentes de Desenvolvimento e Assessoria Técnica para a Organização da Produção Artesanal das Mulheres Trabalhadoras Rurais Artesãs do Território de Itapipoca” (18 municípios), no Estado do Ceará (Convênio MDA/PPIGRE) (2007) e coordenadora da equipe técnica de elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamentos (PDAs) e Planos de Recuperação de Assentamentos (PRAs) nos municípios de Quixadá, Tejuçuoca e Pentecoste/CE (Convênio INCRA/SEBRAE) (2006).