Aproximações às interpretações da situação atual ambiental dos territórios da República Federativa do Brasil

A situação ambiental do Brasil caracteriza-se por impactos que passam nas estruturas dos biomas que definem a geografia ambiental de seus territórios. Desde o início da gestão do Governo Lula (2003), na contramão da história política do Brasil, a trajetória do Ministério do Desenvolvimento Agrário, é pautada pelo diálogo com os movimentos sociais, a partir de estratégias de atuação conjunta entre governo e sociedade civil.

A organização da sociedade civil, a partir da constituição de Colegiados, deu lugar à elaboração de 164 Planos de Desenvolvimento Rural e Sustentável e um total parcial de 7.385 projetos que abordam a situação territorial com visão multidimensional em todo o Brasil. O artigo trata desta trajetória, até ao momento de declínio da experiência MDA.

Carlos Osório, Maria Eugênia Guimarães e Alexandra Santos  da Territórios Globais – TG, apresentaram no VII Congresso Iberoamericano de Estudos Territoriais e Ambientais – CIETA o artigo Aproximações às interpretações da situação atual ambiental dos territórios da República Federativa do Brasil (C. Osório; M. Guimarães; A. Santos, CIETA VII, Manizales, Colômbia, 2016)

PALAVRAS- CHAVE: Biomas, Impactos Ambientais, Políticas Territoriais, Planejamento, Governança Territorial.

Deixe um comentário